Catarina Paladini, natural de São Miguel do Oeste (SC) e reside desde os 11 anos de idade na cidade de Pelotas, onde começou sua militâncis na política apartir dos movimentos sociais.
Graduado em direito pela Universidade Católica de Pelotas, Catarina participou do movimento estudantil, coordenou o projeto cidadão, que chegou a atender 390 crianças no Bairro Fragata, e atuou na direção da Associação de Moradores da Guabiroba, além de participara do projeto "Amigo da Escola", nos Colégios "Lima e Silva" e "Sylvia Mello".
Em 2008 concorrendo pelo (PCdoB), foi o segundo candidato a vereador mais votado de Pelotas, com 6.722 votos, mas não se elegeu por causa de sua legenda. Já na Eleição seguinte, alcançou a marca de 32.035 votos, sendo mais de 28 mil em Pelotas, elegendo-se assim Deputado Estadual pelo (PSB).
Como parlamentar, Catarina propôs 11 projetos de lei e uma emenda constitucional, tornandose um dos Deputados mais atuantes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi responsável pela Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Juventude e de uma comição especial para acompanhar os rumos da Univercidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), alem de organisar 17 Audiências Públicas sobre diversos temas em todo o Estado.